Tudo sobre as famosas tranças


Quem nunca ouviu dizer que dormir com tranças de cabelo faz ele crescer mais rápido? E que fazer trança estraga os fios? E as tranças sintéticas, é verdade que para tirar tem que cortar todo o cabelo? Bom, eu já ouvi tudo isso, mas será que é verdade?
Vamos, então, entender um pouquinho mais sobre os modelos de tranças e os cuidados ao trançar os cabelos.
Modelos de tranças e os cuidados necessários
Já ouvi muita gente dizer que não dá para fazer penteados com trança em cabelos cacheados. Mas isso não é verdade, basta tomar alguns cuidados, por exemplo: ao tirar as tranças, desfaça cada um dos “gomos” com cuidado e sem pressa para não embaraçar e quebrar os fios.
Evite ficar com os cabelos trançados por tempo prolongado sem deixar os fios descansarem, isso pode provocar um dano chamado alopecia por tração, que significa perder parcialmente os fios em alguma área da cabeça – ou seja: tome cuidado, amiga, você pode ficar careca.
E, antes de começar a fazer as tranças, certifique-se de estar com os cabelos completamente secos, pois a umidade propicia a proliferação de fungos e bactérias e pode deixar os fios mofados – sem contar o cheiro ruim que fica, bem desagradável.
Eu adoro usar trança embutida ou uma trança lateral daquelas “podrinhas”, sabe? Deixo bem desarrumada e acho que fica linda, e super combina com os cachos.
Modelos de tranças: tranças sintéticas ou box braids
São tranças feitas de Kanekalon (fibra sintética japonesa que se parece muito com cabelo, na textura, no visual e no toque), fibra jumbo ou ainda trançadas junto com o cabelo natural. O tempo para colocar as tranças pode variar de acordo com a técnica e a quantidade de cabelo, mas geralmente leva em torno de quatro a cinco horas.
O tempo de duração das tranças também vai variar conforme os cuidados e o crescimento do cabelo, sendo a média de dois a três meses. Usar uma touca de meia ou cetim para dormir ajuda a prolongar a vida útil das tranças. E, na hora de lavar, é bom diluir o shampoo com água e aplicar com as pontas dos dedos apenas no couro cabeludo, sem utilizar condicionador.
E a trança faz cair o cabelo? De forma alguma! Naturalmente, nós perdemos cerca de 100 fios de cabelo por dia, e quando o cabelo está com tranças, os fios que se soltam ficam presos nelas – por isso, quando você tirar as box braids, vai ter a sensação de que está caindo muito cabelo, mas é natural. Apenas tome cuidado para não apertar muito as tranças e prejudicar o couro cabeludo.
E aquela história de cortar o cabelo para tirar as tranças? Mito! Inclusive, trançar o cabelo é uma ótima opção para quem está passando pela transição capilar e quer disfarçar a diferença das duas texturas, ou para quem fez o big chop e não se adaptou ao cabelo curto.
A dica final é cuidar bem dos cabelos depois de tirar as tranças. Fazer hidratações será muito importante para lidar com o ressecamento dos fios.
Espero que tenham gostado! Se ficar alguma dúvida sobre as box braids, deixe seu comentário aqui embaixo.


Comentários